Introdução aos Design Patterns: Origem e Porquê Utilizar
Introdução
Design Patterns, ou Padrões de Projeto, são soluções gerais e reutilizáveis para problemas comuns enfrentados durante o desenvolvimento de software. Este artigo serve como uma introdução ao fascinante mundo dos Design Patterns, explorando sua origem e por que você deveria considerar o uso desses padrões em seus projetos.
A Origem dos Design Patterns
O conceito de Design Patterns foi popularizado por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, coletivamente conhecidos como "Gang of Four" (GoF), através de seu livro seminal "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" publicado em 1994. O livro apresenta 23 padrões de projeto clássicos, que se tornaram a base para muitos outros padrões que surgiram posteriormente.
Por Que Utilizar Design Patterns?
Reutilização de Código
Um dos benefícios mais evidentes dos Design Patterns é a reutilização de código. Padrões fornecem soluções testadas e comprovadas, que podem ser reutilizadas em diferentes partes do projeto ou mesmo em diferentes projetos.
Facilidade de Manutenção
Códigos que utilizam Design Patterns são geralmente mais fáceis de entender e manter. Como os padrões são bem documentados e amplamente aceitos, qualquer desenvolvedor familiarizado com o padrão pode entender rapidamente a arquitetura e o funcionamento do código.
Melhoria na Comunicação da Equipe
Design Patterns fornecem uma linguagem comum entre os desenvolvedores. Em vez de explicar a lógica de um algoritmo complicado cada vez que ele aparecer, você pode simplesmente referir-se ao padrão pelo seu nome bem conhecido.
Conclusão
O uso de Design Patterns é uma excelente maneira de melhorar a qualidade do código, promovendo reutilização, facilidade de manutenção e comunicação eficaz entre os membros da equipe. Nesta série de artigos, vamos mergulhar profundamente em cada um dos padrões, começando pelos mais fundamentais, para fornecer uma compreensão completa e prática deste tópico essencial em engenharia de software.
Fique ligado para os próximos artigos onde abordaremos padrões específicos como Singleton, Factory, e Observer, entre outros.
Referências
- Gamma, E., Helm, R., Johnson, R., & Vlissides, J. (1994). Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley.
- Freeman, E., Freeman, E., Sierra, K., & Bates, B. (2004). Head First Design Patterns. O'Reilly Media.
- Martin, R. C. (2002). Agile Software Development, Principles, Patterns, and Practices. Prentice Hall.
- Fowler, M. (2002). Patterns of Enterprise Application Architecture. Addison-Wesley.
- Wikipedia: Design Patterns. [Online]. Available: Wikipedia
Espero que você ache este artigo e os subsequentes úteis e informativos. Aprender e aplicar Design Patterns pode ser uma mudança de jogo na sua carreira de desenvolvedor.